Jalapão: um paraíso selvagem no interior do Tocantins

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

Jalapão - TO

A cerca de 200 quilômetros de Palmas, capital do Tocantins, está localizado um dos mais selvagens paraísos ecoturísticos do Brasil: Jalapão. O local, rico em biodiversidade de fauna e flora do cerrado, é repleto de cachoeiras, dunas, serras, rios, lagoas e nascentes, proporcionando um cenário ideal para os amantes da natureza e esportes.

A maior parte dos atrativos de Jalapão fica no município de Mateiros, dentro da reserva do Parque Estadual do Jalapão. As cachoeiras são o ponto forte da região, com destaque para a Cachoeira da Velha e a Cachoeira da Formiga, que possuem belezas particulares e únicas do cerrado.

Em formato de ferradura, com até 100 metros de largura, a Cachoeira da Velha é a maior do Jalapão. As quedas d’água chegam a ter até 20 metros de altura e desembocam em uma pequena praia de águas calmas, perfeitas para o banho.

jalapao1.jpgFoto: Brasil Turista.

Aos interessados em entrar em contato com um cenário ainda mais primitivo, a dica é conhecer a Cachoeira da Formiga, que fica nos limites do Parque Estadual. De porte considerado pequeno, ela possui um grande volume de água que forma, em meio às arvores e palmeiras nativas, um poço azul-esverdeado, perfeito para nadar e mergulhar em um cenário de beleza única e inconfundível.

Bem próxima a esta cachoeira está a nascente do Rio Formiga, que forma o Fervedouro, outra atração do Jalapão. O rio Formiga não é um córrego qualquer, ele é subterrâneo e, por isso, dá origem a um lindo poço de águas cristalinas. Graças à pressão hidrostática e a força de fluxo da água, os banhistas não afundam e podem, dessa forma, se deliciar flutuando na superfície.

Outro atrativo da região é a Serra do Espírito Santo que, com o trekking de 45 minutos e a subida de 30 minutos de relevo íngreme, oferece um mirante para uma espetacular vista do cerrado. A serra é um dos cartões postais do Jalapão, por causa das coloridas dunas de arenito, responsáveis por criar belas paisagens.

Rio Novo também é bastante famoso por oferecer uma série de atividades de aventura no Japalão. O ambiente natural é o cenário perfeito para esportes como canoagem, boia-cross, acquaride, rapel e a mais concorrida atividade do local: o rafting. Os ecoturistas que embarcam na aventura sentem na pele a emoção e a adrenalina dos seis quilômetros de corredeiras do rio.

jalapao.jpgFoto: Ppow .

O contraste deste cenário entre serras, trilhas, rios e cachoeiras fica por conta das Dunas do Jalapão. Contornadas pelas Serras do Espírito Santo, as dunas são formadas por enormes bancos de areia que chegam até 40 metros de altura. Em alguns pontos, a areia, que apresenta colorações que vão do dourado ao alaranjado, é cortada por um riacho que deixa a beleza do local ainda mais impressionante.

Com tantos encantos, o Jalapão é um lugar de beleza inigualável, capaz de surpreender e encantar qualquer amante da natureza e de ecoturismo. Afinal, a riqueza de seus contrastes faz do lugar um local único, tanto para os visitantes que desejam apenas relaxar e apreciar tamanha beleza, como para os que não dispensam uma aventura na selva.

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

 

Links Patrocinados

ContatoPolítica de PrivacidadeQuero AnunciarJa sou anunciante

© 2009 - 2018 Portal Que Viagem Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.01 s