Carrancas: um paraíso perdido no interior de Minas Gerais

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

Carrancas é uma cidade do interior de Minas Gerais, famosa por sua riqueza ecológica e também histórica. Isso porque a o local abriga grande parte do trecho da Estrada Real, o caminho usado pelos bandeirantes que saiam de São Paulo à procura de ouro no sul de Minas Gerais. Já a exuberância natural fica por conta da beleza das cachoeiras, grutas, cavernas e trilhas que constituem a região serrana onde se encontra o município.

A cidade ficou conhecida como Carrancas porque, durante as escavações antigas, foram encontradas duas pedras grandes no formato de duas carrancas, que são, na verdade, rostos esculpidos. Daí a referência para a serra que ficou famosa e deu nome à cidade.

Carrancas.jpg

 Foto: Carrancas Receptiva.

Hoje, a região é considerada um importante pólo para o ecoturismo brasileiro, oferecendo diversas possibilidades de passeios e roteiros ecológicos. Entre os maiores destaques turísticos da cidade, estão as cachoeiras que, em grande parte desembocam, em poços de águas cristalinas. Existem cerca de 50 poços na região e muitos deles divididos em complexos de lazer.

Poço da Esmeralda é um dos mais famosos, graças à coloração da água que apresenta tonalidades de um verde de esmeralda, quando o tempo está ensolarado. Os turistas podem tomar banho no local que também conta com uma queda d’água. O poço está situado no Complexo Vargem Grande, a cerca de 8 km do centro da cidade.

Outro atrativo imperdível para quem visita Carrancas é o Escorregador da Zilda, localizado no Complexo da Zilda. Uma trilha bem sinalizada dá acesso a um escorregador natural, composto de rochas lisas, por onde a água desliza de forma uniforme até desembocar em uma piscina natural de águas cristalinas. O escorregador tem cerca 30 metros, em forma de rampa, garantindo assim a diversão dos banhistas.

No complexo da Fumaça, está a Cachoeira da Fumaça, uma das mais visitadas de Carrancas. Isso porque essa cachoeira constitui uma verdadeira cortina de quedas d’água, embora o local seja um pouco poluído e, portanto, inapropriado para o banho. Os turistas que desejam mergulhar e nadar podem aproveitar a Cachoeira da Serrinha que fica no mesmo complexo e possui águas límpidas.

Bem próximo do centro de Carrancas também se encontra o Complexo Toca, onde está um dos maiores símbolos da cidade, conhecido como O Morro da Teta. O morro funciona como uma espécie de mirante natural, já que de seu cume é possível ter uma vista panorâmica da cidade. Como o morro é um tanto inclinado, os aventureiros devem estar bem preparados fisicamente para a trilha.

Mesmo sendo uma cidade pequena, Carrancas oferece muito quando o assunto é ecoturismo, já que são muitas as belezas naturais e esplêndidas dessa região do cerrado brasileiro.

 

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

 

Links Patrocinados

ContatoPolítica de PrivacidadeQuero AnunciarJa sou anunciante

© 2009 - 2017 Portal Que Viagem Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.113 s