A Itália no Brasil: turismo em Bento Gonçalves

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

Bento Gonçalves - RS

O Brasil é um país culturalmente rico, graças à miscigenação dos imigrantes que aqui se instalaram. Um exemplo é Bento Gonçalves, cidade no Rio Grande do Sul, que se destaca por concentrar características herdadas pela imigração italiana e que estão visíveis na cultura da região.

A cidade, situada na serra gaúcha, é um dos grandes atrativos do inverno brasileiro. Isso porque Bento Gonçalves conta com diversos pontos turísticos e porque é uma região de vinícolas, tanto que todo ano ocorrem eventos de exposição e comércio, como o famoso FENAVINHO.

Entre os atrativos que valem conferir na cidade, está o Passeio de Maria Fumaça, que percorre 23 km de pela Serra Gaúcha. O passeio é animado por um coral, por uma dupla que toca a tarantela, música típica italiana e pelos gaúchos. Os visitantes iniciam o passeio na estação Bento Gonçalves com a degustação de vinhos e queijos, depois passam por Garibaldi, saboreiam um espumante e seguem para Carlos Barbosa, onde ocorre um show de música e dança italiana.

 
Bento gonçalvez.jpgFoto: Secretária do turismo do Rio Grande do Sul.

Outro passeio pode ser feito nos Caminhos de Pedra. Totalizando um percurso de cerca de 8 km, a excursão ocorre no distrito de São Pedro, em uma vila histórica que preserva a cultura dos imigrantes italianos. Como se fosse um museu a céu aberto, o acervo é composto por casas de pedra e de madeira, moinhos coloniais, ferraria, capelas e capitéis que representam a arquitetura, paisagens e a cultura da Itália.

Justamente pelo fato de a cidade ter sido uma das sedes da imigração italiana, Bento Gonçalves também conta com o Parque Temático Epopeia Italiana, que representa fielmente a história de um casal de imigrantes, Lazzaro e Rosa, e mostra com detalhes como era a Itália, de antigamente, e Bento Gonçalves na época da imigração. Durante as visitas dos turistas, efeitos especiais com som e luz reproduzem com emoção a vida dos italianos na cidade.

Atualmente, uma das maiores rendas econômicas da cidade é o turismo rural e a produção vinícola. As férias de inverno podem ficar garantidas ao reservar hospedagem em uma pousada de Bento Gonçalves, já que o local oferece uma boa infra-estrutura para que seus visitantes possam desfrutar da gastronomia e do lazer.

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

 

Links Patrocinados

ContatoPolítica de PrivacidadeQuero AnunciarJa sou anunciante

© 2009 - 2018 Portal Que Viagem Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.023 s