Serra da Capivara: um patrimônio ambiental, histórico e cultural do Br

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

Piauí

Muitos parques e reservas nacionais são preservados numa tentativa de manter a fauna e flora naturais que esses espaços abrigam. Características próprias como clima, relevo, ecossistema, entre outros fatores destacam a importância fundamental desse tipo de lugar.

Graças à toda sua riqueza, alguns destes acervos naturais também ganham destaque por seu patrimônio cultural pré-histórico, como é o caso do Parque Nacional da Serra da Capivara.

serra2.jpgFoto: Jeisiam.

Localizada no sudeste do Piauí, a Serra da Capivara é uma das únicas áreas semi-áridas onde ainda há vegetação e espécies de animais de grande diversidade biológica. No entanto, os maiores atrativos turísticos do parque são os sítios arqueológicos, repletos de pinturas e gravuras rupestres pré-históricas.

Justamente por seu grande valor arqueológico, o parque faz parte do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO. Os visitantes da Serra têm a oportunidade de participar de circuitos e trilhas que desembocam em cavernas e paredes que expõem desenhos considerados vestígios de curiosos fatos da vida cotidiana e cerimonial do homem dos tempos selvagens da pré-história.

serra1.jpgFoto: Jeisiam.

Para garantir os passeios pelos monumentos geológicos, exuberantes paisagens naturais e sítios arqueológicos, o parque conta com diversas trilhas que promovem uma ampla variedade de atividades para os visitantes. Os passeios em família normalmente são feitos nas trilhas de melhor acesso. Já para os adeptos de esportes e ecoturismo, o parque oferece caminhos com maior grau de dificuldade.

É nesse contexto natural que os turistas têm a oportunidade de se deslumbrar com o rico contraste da vegetação da caatinga. Isso porque durante o período das chuvas, a mata floresce em belas tonalidades de verdade, enquanto que, na estação da seca, a paisagem é definida pelo cinza dos troncos secos e galhos entrelaçados.

Por fim, o diferencial do Parque Serra da Capivara é que os passeios ali feitos são capazes de instigar a curiosidade sobre a vida pré-histórica, agregando, assim, à reserva todo o seu potencial cultural.

O que achou deste artigo?
Bom
Regular
Ruim

 

Links Patrocinados

Pesquisas mais frequentes:


ContatoPolítica de PrivacidadeQuero AnunciarJa sou anunciante

© 2009 - 2018 Portal Que Viagem Todos os direitos reservados

Página gerada em 0.091 s